Na Mídia - Portal Educação IBM


"Fono e estética no combate às rugas"

Em forma!

Fono e estética no combate às rugas
Ouça, sem rugas!

Quem acha que rir é o melhor remédio para evitar rugas, engana-se! Não só expressões de preocupação e tristeza deixam marcas no rosto, mas as risadas também.

A forma de se usar a musculatura orofacial pode explicar os desagradáveis vincos que vão se acentuando ao longo do tempo. Foi o que constatou a fonoaudióloga Magda Zorzella Franco ao atender uma paciente, com vincos bem marcados na região dos lábios, encaminhada pela dematologista Luciane Scattone. Após a aplicação de ácidos para suavização das marcas, ficou claro que a contração muscular, exercida pela paciente na hora de se expressar, era a responsável pelo agravamento das marcas.

Para modificar o hábito instalado há tanto tempo, Magda trabalhou na paciente o relaxamento da musculatura da face, com massagens, movimentos específicos e alongamentos, como estender o lábio superior para baixo e o inferior para cima, mantendo o alongamento por três tempos e relaxando, ou massageando de cima para baixo a região do lábio superior com uma certa pressão.

Orientada sobre como funcionam as estruturas orais e as funções da mastigação, deglutição e fonação, assim como das posturas que precisavam ser modificadas, a paciente passou a colaborar e bastaram cinco sessões para que se notasse a redução das rugas.

A partir de então, o assunto virou objeto de estudo e pesquisa para Magda Zorzella, especialista em Motricidade Orofacial, área que cuida da deglutição, mastigação, articulação e respiração. Há alguns anos que Magda vem combatendo esses implacáveis sinais da passagem do tempo, que podem ser evitados ou atenuados com a reeducação do paciente, “acostumado a concentrar tudo o que vai dizer nos músculos da face: raiva, ansiedade, atenção, alegria, indignação”.

As rugas não são conseqüência unicamente dos movimentos feitos para mastigar, respirar, engolir e falar, explica a fonoaudióloga. O sol, o stress, a poluição, o cigarro, a genética, a idade e a falta de vitaminas fazem seu papel, mas não há dúvida de que vícios de expressão como franzir a testa quando se está preocupado ou levantar as sobrancelhas ao falar, colaboram bastante.

Magda costuma sugerir às suas pacientes que joguem a tensão no pé (que podem ter rugas!), mas não deixem que ela afete o rosto. Testa, cenho e nariz franzidos, olhos arregalados são inimigos de uma pele jovem.

E o que dizer dos fumantes? Quem ainda não se impressionou com as doenças causadas pelo cigarro, talvez seja tocado pelos estragos que o biquinho na hora de tragar faz na região da boca. E não fica só por aí. Cada cigarro consome 25 miligramas de vitamina C do organismo, substância antioxidante que retarda o envelhecimento.

Mas outros vícios, que nem nos damos conta, pesam também. Mastigar preferencialmente com um dos lados da boca, acaba por sobrecarregar uma só região. Rir, em vez de sorrir, respirar pela boca, deglutir os alimentos como se o processo fosse bucal e não interno e outras coisitas mais que só mesmo um especialista vê.

O tratamento começa exatamente por uma avaliação fonoaudiológica para verificar as peculiaridades da articulação, respiração, deglutição e mastigação do paciente. A partir daí, se definem os pontos críticos e o processo de reeducação para evitar que se force os músculos da face. “Não se pretende tirar a mímica do rosto, mas suavizar as expressões, delegando também para as mãos e para o corpo a tarefa de falar”, diz Magda.

Em dez encontros, sendo que oito consecutivos e dois de retorno, o paciente recebe toda a orientação e treinamento para que possa praticar também em casa. Com os movimentos ele reaprende novas expressões mais suaves.

Magda sorrindo (não rindo!) conclui: “Até os 20anos pode-se abusar de caras e bocas, chorar desesperadamente ou dar gargalhadas, mas depois é melhor adotar uma atitude moderada se quiser manter um rostinho sempre jovem!”

Para quem ficou curioso e quiser saber mais sobre o método, visite o link abaixo.

OBS: A profissional entrevistada no artigo está credenciada na seção “Facilitando sua Vida” – SP/São Paulo.

Links Adicionais:

Fono & Estética

Data: 22/05/2005