Histórico


Denomino de “Fonoaudiologia e Estética” o trabalho fonoaudiológico, na área de Motricidade Orofacial, que venho desenvolvendo e pesquisando há 15 anos.Essa terapêutica tem por objetivo a Suavização das Rugas de Expressão e o Rejuvenescimento da Face. Acredita que exista um estreito relacionamento entre essas marcas de expressão e o uso que se faz, ao longo do tempo, da musculatura orofacial. Trata-se de um tratamento totalmente Fonoaudiológico, Natural e Não Invasivo, mas com resultados estéticos perceptíveis na face.

A origem dessa idéia ocorreu após os resultados estéticos obtidos em 1998, quando foi atendido o 1º caso em parceria com a dermatologista Luciane Scattone, que teve como efeito a diminuição perceptível dos vincos labiais e peri orais da paciente.

Foi realizado um tratamento miofuncional breve com o objetivo original de “relaxar” a boca da paciente. No entanto obteve-se como resultante, além dessa descontração necessária (solicitada pela dermatologista), a diminuição significativa dos vincos aparentes que existiam sobre e ao redor de seus lábios.

Um ano depois os efeitos estéticos ainda se mantinham, demonstrando o quanto a paciente havia se beneficiado com a terapêutica.

A partir desse trabalho foi realizada uma pesquisa, em parceria com a dermatologia, que atingiu resultados semelhantes.

Iniciou-se assim uma nova área de atuação fonoaudiológica, com uma abordagem diretamente ligada à estética da face.

Algumas rugas podem ser decorrentes de:
* movimentos feitos repetidas vezes para MASTIGAR, ENGOLIR, RESPIRAR, FALAR e EXPRESSAR.
* contrações , tensões e  uso abusivo da MUSCULATURA FACIAL.

 
Com a chegada do envelhecimento (que se inicia por volta dos 30 anos) e colaboração dos fatores que favorecem a formação de rugas (ex: genética; hereditariedade; exposição ao sol; alimentação;

fumo; sedentarismo; ausência de cuidados; stresse; entre outros) os vincos transitórios podem ser gravados definitivamente na face.

Nesse momento o trabalho fonoaudiológico ajuda através da busca de novos equilíbrios funcionais (mastigação, deglutição, respiração, articulação e expressão) e do alongamento e
relaxamento da musculatura, evitando que esses vincos precocemente se transformem em rugas definitivas e / ou prevenindo o seu aparecimento.

Portanto o trabalho é preventivo e natural e baseia-se na diminuição de tensão e do uso abusivo da musculatura orofacial.
                                            

Fga. Magda Zorzella Franco

*Para maior compreensão clicar em Mídia Impressa e Artigos.