Artigos - Nov/dez 2000 -p.15


"Fonoaudiologia e Estética" - Informativo do Conselho de Fonoaudiologia: 2ª Região São PaConselho de Fonoaudiologiaulo:

Fonoaudiologia e Estética
 
Tenho nomeado de Fonoaudiologia e Estética o trabalho clínico de Motricidade Orofacial, que venho desenvolvendo, há aproximadamente 2 anos, em parceria com uma dermatologista.

A idéia surgiu a partir do trabalho prático fonoaudiológico realizado com a primeira paciente que me foi encaminhada pela dermatologista Luciane Scattone. Segundo ela, essa paciente apresentava rugas bem definidas ao redor da boca, falava contraindo os lábios para frente (bico) e não estava respondendo ao tratamento dermatológico proposto (peeling e preenchimento), motivo pelo qual pensou na ajuda da Fonoaudiologia. Através da avaliação fonoaudiológica pude observar que a paciente apresentava uma tensão exagerada dos músculos da face (em repouso e em movimento) e um desequilíbrio na realização de funções do sistema estomatognático: mastigação unilateral direita, assimetria da musculatura das bochechas com hipofunção do lado esquerdo, articulação excessivamente exagerada durante a fala, deglutição com tensão ao redor da boca e movimentos associados em demasia, abertura da boca com ruído de ATM.

Após discussão do caso com a dermatologista propus uma terapia com enfoque no relaxamento e alongamento da região oral e reequilibro das funções estomatognáticas. Depois de algumas sessões percebemos que os resultados estéticos eram visíveis e a paciente, satisfeita, referiu sentir-se aliviada como se antes deslocasse toda sua tensão para a região oral. Desta maneira não foi mais necessário dar continuidade aos procedimentos químicos dermatológicos ao redor da boca.

Com este trabalho percebemos haver um estreito relacionamento entre as marcas / vincos de expressão e o uso que se faz, ao longo do tempo, da musculatura oral.
Muitas dessas rugas indesejáveis podem ser conseqüência de posturas e movimentos feitos, repetidas vezes, para mastigar, deglutir, respirar e falar. Podem ainda ser resultado da tensão e contração exagerada dos músculos da face.

Iniciamos então um trabalho conjunto preventivo, que pode ser empregado tanto em indivíduos que querem prevenir suas rugas como por aqueles que já enfrentam o problema. Os pacientes que chegam para um tratamento estético dermatológico da face e apresentam na região da boca características semelhantes às citadas anteriormente, são avaliados e se necessário inicia-se o trabalho terapêutico. Tenho recebido também pacientes que ficaram sabendo desse novo trabalho e que vêm diretamente para avaliação e tratamento com a fonoaudióloga sem passar necessariamente pela dermatologista.

A terapêutica consiste em:

Alongar e relaxar a musculatura oral (massagens e movimentos específicos), 
Buscar modificações de postura, 
Reequilíbrio das funções estomatognáticas e fortalecimento da musculatura, 
Eliminação de movimentos compensatórios e/ou desnecessários.

O tratamento é individualizado e o planejamento de trabalho respeita as necessidades de cada indivíduo, bem como as limitações originárias 
do binômio forma-função.

No geral os pacientes referem:

alívio e suavidade na região que contorna a boca (terço médio e inferior da face). 
novo equilíbrio em sua forma de mastigar, engolir, repousar a boca, respirar e até mesmo falar. 
eliminação e/ou suavização das marcas de expressão, dando ao rosto um aspecto mais harmonioso e uma expressão mais suave.

Uma vez que todas essas modificações são vivenciadas e incorporadas ao seu cotidiano, a paciente, após aproximadamente 10 sessões, torna para si a responsabilidade por cuidar do seu novo visual.

Observei nas visitas de controle que os pacientes, que na minha experiência foram sempre mulheres, permaneceram iguais ou melhores que na sessão da alta.

É importante ressaltar que na busca pela beleza (vaidade) todas as pacientes mostraram extremo empenho e força de vontade na realização do trabalho, colaborando para o sucesso e rapidez do processo terapêutico. A modificação de funções tão internalizadas tornou-se mais rápida e eficiente dando ao paciente uma grande satisfação.

Acredito que mais estudos e pesquisas serão necessários para maiores conclusões, mas fica evidente que uma nova área de atuação dentro da fonoaudiologia está se iniciando.