Na Mídia - Folha de São Paulo


Exercício de fono ajuda a atenuar rugas


SAÚDE

Técnica que combina dermatologia e fonoaudiologia 
Exercício de fono ajuda a atenuar rugas 

JAIRO BOUER
especial para a Folha

Duas novas estratégias começam a ser utilizadas por alguns dermatologistas em São Paulo para prevenir e atenuar um dos maiores temores das mulheres: as rugas.
A primeira é uma abordagem inédita na medicina estética: o uso de técnicas de fonoaudiologia para aliviar as rugas que se formam ao redor da boca.
O trabalho, que já foi testado em aproximadamente 30 mulheres, está sendo desenvolvido pela dermatologista Luciane Scattone e por Magda Zorzella Franco, fonoaudióloga e especialista em motricidade orofacial.
Um dos fatores responsáveis pelas rugas ao redor da boca é a contração exagerada dos músculos dessa parte do rosto. A tensão muscular marca a pele e facilita o aparecimento das rugas.
A proposta das especialistas é ensinar uma série de exercícios de motricidade, que relaxam e alongam os músculos da região da boca. Depois de aprendidas, essas técnicas acabam sendo incorporadas ao cotidiano das pessoas.

Aulas

As candidatas passam por duas sessões semanais de fono, durante um mês. Elas aprendem a movimentar a boca, a engolir e a deglutir sem tensionar seus músculos. Como consequência, as linhas definidas pelas rugas acabam ficando mais atenuadas.
Segundo Luciane, os resultados estéticos são impressionantes. Ela diz que, diferentemente da ginástica facial, as técnicas de motricidade oral trabalham especificamente os músculos ao redor da boca e têm uma ação direta sobre as rugas. Não existem contra-indicações ao método.
As técnicas de motricidade orofacial podem ser empregadas tanto por pessoas que querem prevenir suas rugas como por aquelas que já enfrentam o problema.