Na Mídia - AOL


É proibido fumar. E dar risada, mastigar de um lado só....

AOL 18/09/2003

É proibido fumar. E dar risada, mastigar de um lado só..

A fonoaudióloga Magda Franco mostra a maneira correta de sorrir: blasé, sem muito entusiasmo

Não forçar os músculos do rosto é a principal regra da fonoestética, derivação da fonoaudiologia que trata e previne rugas e marcas de expressão.

Por Roberta Namour
Depois de uma conversa com a fonoaudiológa Magda Zorzella Franco ninguém mais ri, chora ou mastiga como antes. Essa especialista em motrocidade orofacial (área da fonoaudiologia que cuida da deglutição, mastigação, respiração e articulação) trabalha detectando os "vícios de expressão" de seus pacientes, como franzir a testa quando se está preocupado ou levantar as sobrancelhas ao falar. O tratamento estético desenvolvido por ela é pioneiro no Brasil e tem como objetivo a correção de hábitos para evitar o aparecimento de rugas e vincos. "O uso abusivo da musculatura facial é que causa esses problemas. Os músculos do rosto são os mais delicados do corpo."
O tratamento de fonoaudiologia estética consiste numa entrevista com a especialista, que detecta os movimentos repetitivos do paciente, seguida de 10 sessões em que ela ensina como alongar e suavizar a musculatura facial, fortalecer os músculos e, o mais importante, eliminar os "movimentos desnecessários". O programa, claro, é personalizado.
Mas alguns procedimentos se aplicam à maioria das pessoas. O fumo é inimigo mortal: além de provocar o tensionamento da região da boca (quem é que não faz 'biquinho' na hora de tragar?) cada cigarro consome 25 miligramas de vitamina C do organismo, substância antioxidadente que retarda o envelhecimento. Por exemplo: não se deve rir, apenas sorrir, e é proibido mastigar usando um só lado da boca porque isso acarreta uma sobrecarga da "região". O correto é a mastigação bilateral alternada. Alimentos mais duros são bem vindos porque fortalecem os músculos, então nada de viver de sopa ou purê. Deglutir os alimentos é um trabalho interno, ou seja, não é preciso "engolir com a boca", formando covinhas nos lados. A respiração tem de ser nasal sempre, oral não: inspirar pela boca amolece o lábio inferior. 
Magda brinca que até a casa dos 20 anos é permitido abusar das caras e bocas. Todo mundo pode chorar desesperadamente depois de uma briga ou dar gargalhadas descontroladas por qualquer motivo. Depois, o melhor é adotar uma atitude blasé: chorar sem franzir o rosto, sorrir sem gargalhar. 
O comportamento anti-rugas implica ainda tomar muito cuidado com o sol, garantir as horas necessárias de sono (o ideal são 8 horas) e posições corretas na hora de dormir. Uma alimentação balanceada com peixes e muitos "verdes e vermelhos" (rabanete, tomate, cenoura, etc) também ajuda.

 

Agora aprenda a sorrir, mastigar...

A fonoaudióloga Magda Zorzella Franco mostra aqui duas expressões comuns e proibidas. Enrugar a testa (foto superior) força os músculos da região provocando marcas. Franzir os olhos e o nariz é quase inevitável em momentos de raiva. Ainda bem que é "quase", pois evitando esse movimento se adia o aparecimento das rugas.

Na foto de cima a fonoaudióloga sorri corretamente, sem forçar demais os músculos. O sorriso que ela mostra logo abaixo, bem "aberto", deve ser evitado. Veja como ele provoca rugas até no pescoço!

A maneira certa de engolir é a da foto superior: com suavidade. Fazer biquinho e forçar a garganta como se o líquido precisasse de ajuda para descer (foto 2) é desnecessário e força os músculos

A mastigação deve ser feita dos dois lados da boca, intercaladamente. Mastigar de um lado só sobrecarrega a musculatura da região.