Na Mídia - ABRIL 2014 VOGUE BRASIL


FALA NA CARA



Por Alesaadra Farah


A fonoaudiologia estética previne rugas e deixa o rosto mais jovem mudando o jeito de mastigar, engolir, sorrir e até falar.
Alexandra Farah investigou e conta porque a modalidade pode ser mais eficaz que preenchimentos.

Décadas atrás, as plásticas no rosto estavam com tudo. Anos atrás, botox, preenchimentos e peelings viraram a mania. Menos agressivos que as cirurgias, esses procedimentos ganharam diversas versões e se transformaram em atividades recorrentes na vida de muitas mulheres (e homens) vaidosos. Não na minha, que sempre tive medo de ficar com o rosto esquisito. Mas as marcas do envelhecimento chegam para todas, até mesmo para quem se cuida desde sempre. Encontrei uma saída inesperada em Belo Horizonte, quando fui às compras com uma tia de 60 e poucos anos. A caminho do shopping, percebi seu rosto mais suave, rugas atenuadas e pele mais tonificada. “Você finalmente fez botox”? “perguntei”.
Psicóloga de formação, ela sempre correu atrás de novidades alternativas e respondeu com um sonoro: “Nunca”! “Estou fazendo fonoaudiologia estética”.
De volta a São Paulo, o rosto recauchutado da minha tia não me saiu do pensamento. Pus-me a pesquisar e descobri que, apesar de relativamente nova, essa modalidade da fonoaudiologia é mesmo um recurso muito eficiente contra as marcas do envelhecimento. Não se trata de ginástica facial – a técnica não se baseia em exercícios repetitivos. A Fono & Estética ensina a fazer tudo o que a gente já faz só que do jeito correto, com movimentos executados em prol do alongamento dos músculos, para assim prevenir e suavizar as marcas de expressão. “Rugas nada mais é que a contração exagerada dos músculos”, diz Magda Zorzella. “inventora” da fonoaudiologia & estética. Há 15 anos, uma dermatologista encaminhou a ela uma paciente que, mesmo fazendo todos os tipos de preenchimento, continuava com o bigode chinês marcado. “Ela falava e mastigava muito errado e, em cinco sessões, conseguimos o que nenhum procedimento estético tinha resolvido”, me contou a autora do livro A Fonoaudiologia Que Rejuvenesce. Criadora do método que leva o seu nome, Zorzella atende em seu consultório em São Paulo e também dá aulas para fonoaudiólogos do mundo inteiro.
Uma pessoa engole mais de 2.000 vezes por dia. Ao fazê-lo do jeito certo (usando a força da língua e não dos lábios )evitamos marcas ao redor da boca e o temido papinho. Mastigar alternadamente dos dois lados ajuda a manter a face tonificada e “para cima” e quem mastiga de um lado só deixa de exercitar o outro lado. Não fazer mímicas exageradas para falar, apertando o olho e franzindo a testa, também evita rugas.
Seguindo esses passos, os músculos ficam alongados e tonificados, dando sustentação à pele, que adquire um aspecto mais jovem e saudável. A melhora é impressionante, mas é fundamental que a Fono seja realizada em paralelo ao trabalho de um dermatologista. Enquanto a primeira foca nos músculos, a segunda trata a pele. Em conjunto os resultados são mais eficazes.

O Jeito Certo ...

  • Ao engolir use a força da língua e não dos lábios para evitar a temida papada
  • Ao mastigar, use alternadamente os dois lados da boca para manter o rosto todo no lugar.
  • Ao falar não faça mímicas exageradas apertando os olhos e franzindo a testa – isso da ruga
  • Ao sorrir a maneira certa é abrir os lábios em direção a orelha e não pressionando nariz, olhos e testa para cima.